Novo Blog

Radio Mocidade IBL

19 de jul. de 2008

Correção dos Filhos

Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão. Para dizer a
verdade, poderão até livrá-la da morte. Provérbios 23: 13-14

Quem não Castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo. Provérbios 13:24

Corrija os seus filhos enquanto eles ainda têm idade para aprender; mas não os mate de pancadas. Provérbios 19:18


Os castigos curam a maldade da gente e melhoram o nosso caráter. Provérbios 20:30

É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem. Provérbios 22:15

É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha. Quando os maus estão no poder, o crime aumentava; mas as pessoas honestas viverão o suficiente para ver a queda dos maus. Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha. Provérbios 29: 15-17

Pais, não tratem os seus filhos de jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrario, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos. Efésios 6:4

Eduque a Criança no caminho que em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele. Provérbios 22:6

Bíblia Versão NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.


Muitas pessoas questionam como deve ser a educação dos filhos, bater, não bater e se bater como proceder. Mais uma vez a bíblia como não poderia deixar de ser o nosso manual de vida nos orienta também sobre este assunto. A Palavra do Senhor é bem clara, devemos sim corrigir as crianças e de forma correta. A repreensão com o amor é a forma exata de se disciplinar.

Muitos pais com os afazeres do dia-a-dia acabam deixando muito a desejar na educação de seus filhos. Pois ultimamente a correria da sociedade acaba tirando do meio familiar, momentos muito importantes de convivo de pais e filhos. Por este fato crescente ser cada vez mais real, pais tentam compensar os filhos com uma certa liberdade não medida. Permitindo-os ficar horas na frente da televisão e do computador como medida de distração e assim não se tornando uma “dor de cabeça” e por muitas vezes quando cometem algo errado tomam atitudes que vão de um extremo a outro. Por vez não os corrigem para evitar uma perda de tempo e estresse ou os punem de forma extremamente brusca.

Quando constatam uma palavra imprópria, ofensa ou atitude consideradas como coisas de criança deixam passar. Quando constatam algo extremamente grave como um roubo, drogas e até mesmo assassinato, acabam perdendo a cabeça.

Certa vez vi uma notícia em um jornal, onde o título da matéria era: “Pai espanca filho com cano de pvc após assalto”. Fiquei completamente preocupado com o assunto e comecei a investigar dentro da Palavra do Senhor uma orientação e me lembrei do que esta escrita em Provérbios 22:6. Será que esse pai, ensinou o caminho que o filho deveria andar?

Será que nos momentos em que esta criança tinha atitudes consideradas “leves” recebeu a devida correção?

O tempo passou e o pai em um ato desesperado tentou corrigir o filho. Não posso dizer que é tarde para tentar realizar esta correção, mas posso dizer que neste momento a vida terá uma grande colaboração para castigá-lo e possivelmente não corrigindo-o, talvez até piorando a situação causando revolta.

O caráter de uma pessoa é formado através das orientações e exemplos que são passados. Se quisermos filhos corretos devemos agir de maneira correta, com amor e disciplina. Devemos medir suas vontades e determinar limites. Corrijam as tolices de seus filhos para que saibam se comportar e assim não dar a vida ou ao mundo a tarefa que cabe não somente, mas principalmente aos pais que podem fazê-lo com o mais puro e verdadeiro amor. Evitando com isso a vergonha de sua família e tornando-os motivos de orgulho.
Texto: Renato Rangel

Nenhum comentário: